Estudo de Caso Barilla SPA
O programa JITD é viável no ambiente da Barilla, porém deve ser revisado e divulgado de forma mais específica, buscando informar aos clientes e os departamentos da própria organização os objetivos, vantagens competitivas e retorno financeiro da prática do programa.
O JITD no caso específico trata-se de um sistema diferenciado, por se tratar de um Vendor Managed Inventory (VMI), onde o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de estoques nos clientes.. Em função disso, devemos atentar para que o programa seja elaborado de forma clara e objetiva, sendo de responsabilidade da organização a definição de um grupo gestor do sistema envolvendo diversas áreas, juntamente com um conjunto de regras para tomadas de decisões e desenvolvimento de um sistema para análise dos dados coletados.
O programa tem por excelência buscar uma redução dos custos de estoque e distribuição, atendendo o cliente final com o produto certo, na hora certa e quantidade desejada.
As barreiras internas podem ser “quebradas” através do envolvimento dos departamentos, tais como vendas entender que o sistema faz com que o distribuidor seja dependente da empresa e com um giro de estoque maior a tendência é de aumento nas vendas; a produção saber que com previsões mais assertivas teremos menos gargalos e produtividades melhores; já o marketing vai focar seus esforços baseado nos clientes finais, buscando métodos de alavancar vendas de produtos com queda de mercado, aumentar a participação em mercados promissores e não mais gerenciar promoções com calendários previamente definidos ou esperar o aumento de estoques para realizar promoções.
Com o sistema compreendido na Barilla, podemos iniciar um programa teste através de um Distribuidor Organizado, pois já existia o representante comercial que coleta os dados (porém não são utilizados para uma análise mais específica). Dessa forma, não estaríamos tomando a decisão pelo cliente e a