românico
Primeiro estilo artístico internacional da Cristandade Ocidental. Elaborou-se pouco a pouco no final do século X, caracterizou-se no século XI e perdurou-se até o início do século XIII na Europa cristã, antecedendo o estilo Gótico. O termo Românico foi criado no século XIX por arqueólogos para relacionar manifestações medievais à arte dos antigos romanos.
No início do século XI, o Românico definiu-se como estilo na Europa ocidental, favorecido pelas ordens monásticas, peregrinações religiosas e sistema feudal.
O Estilo Românico inspirou produções da arte tipicamente Europeia em manifestações com características semelhantes em Portugal, Leste Europeu, Ilhas Britânicas e Itália. Surgiu num momento de cristandade, empenhado atividade criadora, na adoção de materiais suntuosos, na decoração das superfícies, na riqueza do colorido e na diversidade das texturas.
Esta é uma época mais favorável à produção artística. Dado o papel preponderante da igreja, é privilegiada à construção de edifícios religiosos. Nesta sociedade predominantemente cristã, os grandes encomendadores são os institutos religiosos. Os mosteiros rurais beneditinos de Cluny e dos monges brancos de Cister, assumem um papel importante no domínio do homem sobre a natureza, como intermediante de Deus entre os homens. Tempo de grandes peregrinações importantes para a difusão do estilo Românico, principalmente as de Santiago de Compostela na Espanha e das Cruzadas, momento igualmente importante para a evolução do estilo.
Em 476, com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, tem início o período histórico conhecido por Idade Média. Na Idade Média a arte tem suas raízes na época conhecida como Paleocristã, trazendo modificações no comportamento humano, com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito. Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval. A concepção de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo é