Romanico
De inicio o Românico tornou-se conhecido como o estilo de Carlos Magno e se difundiu quando o papa Leão o coroou como 1° imperador do Sacro Império Romano. A partir daí a arquitetura românica espalhou-se com vigor através da Itália, França, Alemanha, Escandinávia e Inglaterra. Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Usando da religião, do temor religioso e do medo do Juízo Final, movimentaram os fiéis nas peregrinações aos principais lugares santos. Os mosteiros e as igrejas que eram centros difusores da religiosidade da época, e tinham uma maior importância quando possuíam relíquias de santos, assim o monaquismo e o culto das relíquias acompanhado das peregrinações foram fenómenos cruciais para a compreensão do aparecimento, do desenvolvimento e da expansão da arquitetura românica, pois ultrapassaram o fenómeno religioso e devocional e se revelaram fatores de intercâmbio e de partilha de conhecimento, transformando-se em motores da criação artística.
Nesta época, toda a civilização europeia se moveu em nome de uma renovação arquitectónica que foi a expressão mais pura da Fé.
Assim ,foi o fator religioso, mais do que qualquer outro, que contribuiu para a europeização e difusão dos elementos que permitem definir o conceito de românico, embora haja edificações de caráter profano, civil e militar, de grande importância no desenvolvimento e afirmação da arquitetura românica.
TÓPICOS
*Românico
-Surgido entre o sec. XI e XII
-Significava “Semelhante ao romano” -Tornou-se conhecido como o estilo de Carlos Magno
-Espalhou-se através da Itália,