case rh
A empresa Lanches D’John tem enfrentado uma situação muito comum de várias organizações em seu período de manutenção, a desestruturação para crescimento.
A empresa que completa 5 anos este mês, tem a intenção de expandir seu número de estabelecimentos de 4 para 10 ainda este ano, entretanto o dono e fundador da Lanches D’John, o João, sabe que dá forma que as coisas funcionam hoje, não seria possível crescer de forma sustentável.
Vários são os problemas encontrados, sendo um deles a distribuição de funções e atividades dentro da empresa que geram retrabalho, demora na execução, erros, falta de controle interno entre outros.
Os processos da empresa já foram revistos e apesar de estarem rodando como deveriam, ainda não houve uma melhora relativa equiparada.
Desta forma, João, quer reestruturar organizacionalmente sua empresa.
Este é o organograma atual:
A Diretoria Comercial é responsável pela captação de parceiros para abertura de novos estabelecimentos*1, exposição de marca da empresa (divulgação, eventos, promoções, entre outros), além da comunicação interna com todos os funcionários.
Problemas enfrentados:
Comunicação interna da empresa é ruim, há muito desalinhamento quanto à sua estratégia, os funcionários reclamam de não saber o que está acontecendo;
O diretor se sente sobrecarregado com forte pressão para busca de novos sócios e tendo, ainda, que cuidar da exposição da marca e comunicação interna;
O Presidente acredita a centralização dessas atividades em uma pessoa só é essencial, para que os processos funcionem bem, “Se ele é quem capta investidor, ele tem que expor a marca de uma forma que atraia esse investidor, entende?”
A Diretoria da Qualidade é responsável pela implantação de novos estabelecimentos e pela execução dos processos de sua manutenção.
A implantação e os processos de produção e venda do lanche são bem formalizados, os problemas enfrentados são:
Demoras nas entregas dos lanches tanto