Estudo de case!
Curso de Administração de Empresas
Gestão de Pessoas I
Goiânia
2013
Estudo de Caso
Relatório Apresentado à disciplina de Gestão de Pessoas I do curso de Administração de
Empresas da Faculdade Padrão, turma A4/AN3, Sob orientação do Prof.(ª) Maria Dorotéia.
Goiânia
2013
Case: BankBoston
O BankBoston está no mercado há cerca de 50 anos. Sua política de recursos humanos enfatiza o desenvolvimento e o treinamento constantes, no sentido de preparar seus funcionários tanto para a carreira profissional como para uma melhor formação pessoal. O Banco tem como filosofia: “ Funcionário cresce junto com a organização; os funcionários são acionistas do Banco. Se o Banco está indo bem... Não dá para uma organização ir bem e o funcionário ir mal”.
Case: Basf S.A.
A Basf atua no Brasil desde 1911 e encerrou o ano de 1997 com faturamento de cerca de US$ 1,4 bilhão. Para atender a demanda de uma empresa desse porte, era fundamental que recursos humanos intensificasse o atendimento das necessidades das áreas, mediante respostas rápidas, superando as expectativas dos clientes internos. Sempre existiu uma forte preocupação da Basf em não permitir que o consultor interno se prenda no burocrático operacional, já que ele é visto desemprenhando papel de estrategista, atuando como parceiro do gerente de linha nas atividades de gestor de recursos humanos.
Case: Bayer do Brasil S.A.
A Bayer está no Brasil a 101 anos, no final da década de 80, muito se questionava sobre o papel de RH nas organizações, mas na pratica, pouco se fazia. Pensando nessa mudança, a Bayer decidiu preparar a empresa para gerir seus recursos humanos de forma diferenciada, e, no final de 1989 foi dado o start. Para minimizar as resistências internas, muitas palestras de conscientização foram