case perdigao
Os softwares para gestão da cadeia de suprimentos ajudam na previsão da demanda, e na organização da logística da empresa. São importantes para a atividade de manter estoques e principalmente para inibir rupturas na venda das mercadorias
2) Quais dificuldades poderão ser enfrentadas pela Perdigão na implantação da nova sistemática de operação logística?
A perdigão é uma rede bastante complexa que tem muitos produtores integrados, fábricas e grande mix de produtos, há uma concentração das unidades industriais no sul do país, grande lançamento de novos produtos e a dificuldade do tipo de carga que exige resfriamento no transporte.
3) Comente sobre as vantagens e desvantagens em se ter uma central única de distribuição para o caso da Perdigão.
A vantagem seria a logística inbound e interna, a desvantagem seria que em alguns casos os custos logísticos seriam altos em relação aos concorrentes e talvez o tempo para entrega de determinados produtos inviabilizaria a sua venda.
4) Por que o gerente de logística da Perdigão está preocupado com o aumento do mix de produtos da Perdigão? O que isto afeta suas operações logísticas?
É a logística que determinará o sucesso ou fracasso de um bom produto. Não adianta o produto ter qualidade se a empresa não consegue coloca-lo à disposição do consumidor a um custo satisfatório e com boa disponibilidade. Ter muitos produtos exigem diferentes processos que podem afetar o custo total da empresa.
5) Quais as próximas ações a serem tomadas pela empresa?
O próximo passo da perdigão é investir em um software de gerenciamento da cadeia de suprimentos que permita integração entre o software de gestão empresarial. Além disso, o software deve facilitar processos e facilitar decisões estratégicas.
6) Finalmente, quais as implicações deste novo