Case Perdigão
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LIMITE – ESTUDO DA VARIAÇÃO DAS FUNÇÕES
Trabalho submetido a professora Andrea Gonçalvez, da disciplina Matemática Aplicada, como requisito parcial para obtenção da aprovação no 4º semestre do Curso de Administração.
Equipe: Igor Fabiano de Andrade e Silva
Deize Silva
Kelly Brandão
Nakerley Gerhardt
Myla Cosenza
Patricia Nunes
Marcia Pinto
Camilo Remigio
Belém-Pará
Novembro/2012
INTRODUÇÃO
Conceituar função é uma das coisas mais importantes da Matemática. É um conceito extraordinário na diversidade das suas interpretações e representações, porém, há relatos de dificuldades quanto a sua compreensão. Ainda em relação à função, podemos destacar outro conceito: o de limite.
Geralmente, em relação ao conceito de limite, vemos algumas confusões conceituais, dificuldades de expressão escrita e grande confusão na manipulação de expressões simbólicas. Vieira (1991), em seu trabalho, traz alguns desses entendimentos sobre limite, quando perguntou a alguns alunos. Vejamos alguns.
- Limite é algo que é atingido no fim, algo propriamente definido pela função de x→t
- Limite é o valor que uma função não pode ultrapassar
- Limite é o número máximo que uma função pode ter quando x→t
- O limite é uma vizinhança de um ponto.
Enfim, são tantas as definições para limite. Mas o que quer dizer limite? Na matemática, o conceito de limite é usado com a finalidade de expor o comportamento de uma função à medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor, assim como o comportamento de uma sequência de números reais, à medida que o índice (da sequência) vai crescendo, ou seja, tende para infinito. O limite de uma função possui grande importância no cálculo diferencial e em outros ramos da análise matemática, definindo derivadas e continuidade de funções. Dentro desse contexto, veremos alguns aspectos históricos que envolvem a construção do conceito de limite, bem como a noção intuitiva