Case Perdigão
CASE Nº 016
Case-Study
PERDIGÃO
Redesenhando a Operação Logística de sua cadeia de suprimentos
Este case descreve o processo de adaptação de uma grande indústria de alimentos às novas necessidades de distribuição, com dois objetivos principais: reduzir os custos e servir melhor os clientes.
O tema não é novo, mas está ganhando cada vez mais importância, com a globalização e o aumento das pressões competitivas no mercado nacional
Nota Importante
ESTE
CASE SE DESTINA EXCLUSIVAMENTE AO ESTUDO E
DISCUSSÃO EM CLASSE, SENDO PROIBIDA A SUA
UTILIZAÇÃO OU REPRODUÇÃO EM QUALQUER OUTRA
FORMA. DIREITOS RESERVADOS ESPM/EXAME.
Este Case foi elaborado pelos Professores Francisco Gracioso e
André Luís de C. M. Duarte
Central de Cases ESPM/EXAME
Fone (11)5085-4647 / Fax (11)5085-4646
Introdução
Este caso apresenta uma empresa do setor de alimentos que busca, em razão do seu crescimento, redesenhar suas operações logísticas na tentativa reduzir seus custos logísticos e, acima de tudo, fornecer aos seus clientes um serviço de melhor qualidade.
Em geral, a cadeia de suprimentos é definida como o conjunto de atividades e o fluxo de mercadorias desde a fonte de matéria-prima até o consumidor final na ponta da cadeia. Há a necessidade de se considerar nesta definição o fluxo contrário das informações e das próprias mercadorias às suas origens em certas condições especiais, tais como, produtos avariados ou rejeitados. Esta ampla visão permite enxergar as sinergias existentes entre os vários elos da cadeia.
Com o movimento de globalização e conseqüente aumento da concorrência, as empresas se viram obrigadas a buscar saídas para se tornarem cada vez mais competitivas. Diferente do estabelecido por Porter (1980), que afirmava que a competição ocorria entre unidades de negócio de maneira isolada, outras teorias mais recentes afirmam que uma empresa não sobrevive de maneira isolada, e que a