Case havaianas
- TEMPO PARA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO
Analisando o tempo para criar o sistema de distribuição, via atacadistas se torna mais viável pois além de ser mais rápida a implantação por estar com menos intermediarios, também exige menor custo com treinamento e apresentação do produto nos diferentes pontos de venda
- INVESTIMENTO EM COMUNICAÇÃO
O investimento no atacado se torna mais baixo pois possui um perfil menos variado de cliente neste ponto, enquanto que via varejistas, além de ter diferentes praças e pontos com diferentes nichos de clientes, também possui pontos com maior aceitação de marca concorrente.
- FORÇA DE VENDAS NECESSÁRIA
No atacado a força é muito menor pois a distribuição ocorre em maior escala mas demanda um menor numero de pontos de venda. No varejo exige maior numero de vendedores além de capacitação dos varejistas para ofertar o produto de forma igualmente segura a de concorrente como Tigre e Amanco.
- APOIO EM TERMOS DE SERVIÇOS DEMANDADOS PELOS CLIENTES
O apoio recebido pelos varejistas neste caso é maior caso ocorra o aumento da demanda pois possui acesso direto ao usuario do produto/equipamento e portanto uma compreensão maior da aceitação do produto e ponto de maior venda. No atacado além de ser um ponto de distribuição, o cliente que faz compras em maior volume busca focar em produtos de maior tradição e menor risco nas vendas
- APOIO QUE A EMPRESA PODE ESPERAR DOS CLIENTES
No cliente atacadista o apoio será baixo pois além de ser uma marca desconhecida e menos tradicional, e portanto o foco deste distribuidor será com produtos que tenham maior garantia de venda e menor risco de insatisfação do seu cliente. No varejista o apoio é maior pois tem acesso direto com o cliente final, podendo receber informações e feedbacks dos clientes que somente com diversas pesquisas poderia obter resultados como este.
- EVENTUAL PRESSÃO EXERCIDA PELOS CLIENTES
No atacado a pressão