Seca fisiológica
PROF. RESPONSÁVEL: VANDEIR FRANCISCO GUIMARÃES
DATA PARA ENTREGA DE RELATÓRIO: 08/05/2013
ACADÊMICOS: ANDRÉ ENGROFF BÁRBARA VALENGA CAIO VINICIUS R. DOMINGUES DANIEL SONTAG EVANDRO LUIZ LUCAS
PRÁTICA 1: SECA FISIOLÓGICA: EFEITO DA TEMPERATURA
INTRODUÇÃO:
Sendo o milho uma planta de origem tropical do tipo c4, e tem a necessidade de temperaturas relativamente altas para sua germinação e desenvolvimento e o feijão de origem subtropical, e temperaturas moderadas para seu desenvolvimento, serão verificados quais as reações das plantas, já em fase madura, de absorver água com a temperatura muito baixa do solo. OBJETIVO: Verificar o efeito do potencial de temperatura na absorção da água o solo pelas plantas.
PROCEDIMENTOS: Pegue dois vasos com plantas de milho. Coloque um dos vasos em água gelada. Molhe o segundo vaso com água na temperatura ambiente. Coloque os vasos em lugar ventilado e sombreado. Observe o que acontece com as plantas nas horas seguintes.
QUESTÕES: 1. Com base nas aulas teóricas, como você interpretaria os resultados? Explique.
A planta poderia sofrer desidratação. O ar muito seco decorrente de clima mais frio, que pode fazer com que a água do solo congele, provoca a perda de água pelos estômatos das folhas. Com a água do solo congelado, a planta não poderá repor a água perdida e ficará desidratada, podendo até morrer.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a falta de água decorrente do congelamento da que está disponível no solo, a planta certamente com o tempo irá murchar, pois sem a água para repor o que transpira as células ficam mais turgidas, fazendo com que a planta fique com um aspecto caído. Com o tempo, e a indisponibilidade de água, a planta não consegue realizar seus processos essenciais para a vida, podendo causar até a morte da planta.
LITERATURA CONSULTADA:
FANCELLI, A.L. & DOURADO-NETO, D. Milho: ecofisiologia e rendimento. In: FANCELLI,