macro e micronutrientes
São elementos exigidos em maior quantidade pelos vegetais.
CARBONO
O carbono é absorvido pelas folhas das plantas por meio dos estômatos, a partir do gás carbônico atmosférico. Sendo que constitui cerca de 40-45% da matéria seca vegetal, sendo o nutriente mais abundante e obrigatório no tecido vegetal, por isso considerado um elemento organógeno, sendo que quanto maior a produção de biomassa, maior é o seqüestro de carbono no solo.
OXIGÊNIO
Sua absorção ocorre de forma indireta através dos compostos CO2 e H2O, sendo obtido, portanto, a partir do ar atmosférico e do solo. Quando é assimilado mediante o CO2, o processo ocorre nos cloroplastos através da fotossíntese. O oxigênio da água é assimilado através das reações de hidratação. O teor de oxigênio nos tecidos vegetais é, em média, de 45% da matéria seca do vegetal.
HIDROGÊNIO
É absorvido como constituinte da molécula de água e suas assimilações ocorrem no processo fosforilativo da fotossíntese, onde a água é fotolizada e o hidrogênio assimilado pelo NADP, formando o composto reduzido NADPH+H. Nas de redução do CO2, este H+ é utilizado resultado na síntese de açúcares.
MAGNÉSIO “Mg”
Função fisiológica:
É um constituinte da molécula de clorofila, necessário a várias reações enzimáticas. Participando assim de inúmeros processos fisiológicos, absorção iônica, fotossíntese, respiração, armazenamento e transferência de energia.
Deficiência de magnésio nas plantas
Aparecimento de clorose entre nervuras nas folhas velhas, enquanto as nervuras permanecem verdes. Essa clorose aparece em forma de estrias nas monocotiledôneas e em mosaico nas dicotiledôneas.
POTÁSSIO “K”
Funções do K nas plantas:
É um elemento muito móvel nas plantas, tanto dentro da célula individual, como dentro de tecidos. Contribui em varias atividades bioquímicas sendo um ativador de grande número de enzimas, regulação da turgidez dos tecidos,abertura e fechamento dos estômatos, estabilização do pH, transporte de