Macro e Micronutrientes
Emanuelle Caroline Passold
Luana Testoni
Paula Rejane Bertoldi
Taís Dandara Wackerhage
Rosane Vieira
Rosimere Baptista
Prof. Mariana Campos Martins
Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
Tecnólogo em Estética e Cosmética (EST25) – Nutrição aplicada a estética
19/09/2013
INTRODUÇÃO O ser humano precisa dos nutrientes em quantidade e qualidade adequada para atender a todas as necessidades energéticas e nutricionais. Apenas consumi-los não basta: para que os nutrientes tenham absorção maximizada, devem ser absorvidos pela circulação e utilizados por células.
É muito importante o ser humano ter uma dieta balanceada, constituída por proteínas, vitaminas, sais minerais, água, carboidratos e lipídeos, que são as fontes de energia e matéria-prima para o funcionamento das células.
Uma alimentação e nutrição adequadas constituem requisitos básicos de direitos a vida para a promoção da saúde e proteção contra doenças, o que torna possível um grande potencial de crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida. Alguns períodos são considerados críticos porque apresentam necessidades fisiológicas e psicossociais específicas, demandando atenção especial com a alimentação.
Cada fase da vida tem sua particularidade, porém a nutrição é de igual importância em todas elas, visto que a avaliação nutricional é essencial para determinar as necessidades nutricionais que condiz com o estado atual do indivíduo.
O nosso organismo consegue produzir grande parte das substâncias de que necessita, a partir da transformação química dos nutrientes que ingerimos com a alimentação. Mas existem outras substâncias nutritivas que não são produzidas pelo nosso organismo, sendo necessário obtê-las prontas no alimento.
As vitaminas são substâncias orgânicas consideradas como nutrientes essenciais. São substâncias necessárias em pequenas quantidades, mas que influenciam muito no bom funcionamento do nosso organismo. A maior parte das