Seca Fisiologica
CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: OBSERVAÇÃO DO PROCESSO DE GUTAÇÃO
Alessandra Goldschmidt
Brenda Vieira
Mirian Eger
Stefani Arndt
PROFESSOR: VANDEIR GUIMARÃES
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
2015
1. INTRODUÇÃO
A aula prática realizada no laboratório, teve como princípio a observação do processo de gutação, onde as plantas perdem água na forma líquida. Este ocorre quando o ar está saturado de vapor de água, de modo que a transpiração diminui ou para.
As plantas precisam transpirar para manter o equilíbrio ideal de água em seu interior, porém quando o dia está muito úmido a transpiração vegetal não ocorre ou se dá de forma muito devagar.
A gutação também ocorre à noite, pois sem o calor do Sol e com a umidade do ar elevada, a transpiração é baixa. Para compensar, entram em ação os hidatódios, garantindo a transpiração da planta. A gutação também ocorre em outra situação: quando a quantidade de água absorvida pelas raízes é maior do que a capacidade da planta em eliminar água a partir das folhas.
2. OBJETIVOS
Observar o processo de gutação em plantas e porque este ocorre.
3. PROCEDIMENTOS
Em dois copos descartáveis com terra, contendo plantas de milho, fez-se a irrigação de um dos copos com água, em seguida, o mesmo foi colocado sobre uma placa de petri com água e coberto com um vaso de vidro com forma esférica (umidade relativa de 100%). O outro copo não foi irrigado e permaneceu intacto sobre a bancada.
4. Resultados e Discussão
Podemos observar que a planta que não estava sob nenhum vaso, não sofreu gutação, apenas a transpiração. Já a planta coberta pelo vaso de vidro, e com papel tolha encharcado ao seu redor, sofreu transpiração e gutação, e pode-se ver nitidamente o processo acontecer, devido a umidade do ar estar próxima ao potencial hídrico da planta.
5. Questões
1. Qual copo formou gotículas de água? Explique.
O copo que estava