Perguntas
O problema de responsabilidade social recai sobre os que têm opções, ou seja, os ricos. E os ricos nunca tiveram tanto poder como hoje.
Ainda que os programas de gestão da diversidade no Brasil tratem de forma geral de uma “cosmética empresarial”, eles são importantes pois constituem um primeiro passo, a um reconhecimento de que o sucesso da empresa depende também da visão pública da sua utilidade para a sociedade. Muito mais importante, no entanto, é o uso socialmente responsável do poder político que as empresas detêm. Na opinião de Alves e Galeão (2004), uma questão ainda a ser estudada é que o entendimento de que a gestão da diversidade representa um deslocamento de questões políticas, pertencentes à esfera pública, para a esfera das empresas, através de um processo de privatização do social.
Mas como envolvê-los em tão árdua tarefa se não lucrarão com isso? Pelo menos, não aparentemente e imediatamente. No entanto, observa-se, no caso apresentado, que isso é possível, embora ainda seja necessário, no entanto, que as empresas aprendam a medir e controlar os resultados dos programas implementados. Sendo através dos programas de responsabilidade social, ou de iniciativas da organização com visão estratégica de negócios, incluir o tema de diversidade no trabalho traz excelentes resultados para todos.
Primeiro, e talvez o mais importante, porque deixa de discriminar minorias, minimizando fatores de privilégios