O Que A Pergunta
No inicio de suas conversas, o menino chaga ao filósofo, perguntando-lhe: O que é uma pergunta? Mas ele foi logo pego de surpresa, quando o amigo dirigiu-se a ele com a mesma pergunta, pois ele nunca havia o perguntado o que é uma pergunta, mas mesmo assim, tentou responde-la, e foi através dessa primeira pergunta que surgiram várias, uma atrás das outras.
O embarque para o mundo das indagações deu início quando este pequeno menino tirou de dentro de uma pasta, uma folha cheia de perguntas, onde a primeira da lista era: O que é filosofia? E seguiu o filósofo dizendo que a filosofia sempre existiu, pois ela é a atitude de perguntar sempre pelos “porquês”, explicou-lhe também, que foi Pitágoras, que usou pela primeira vez a palavra filosofia no Ocidente, ele o considerava amigo da sabedoria. E assim como Pitágoras, existiam outros amigos da sabedoria, entre eles, Sócrates, que viveu no século XX, dedicando-se a pensar profundamente sobre “onde está a pergunta”, ensinando as pessoas a pensarem por si só e terem suas próprias respostas, e por sua convicção foi condenado a morte.
Assim que ouviu sobre Sócrates, outra pergunta veio-lhe a mente: Quais estão na linha do tempo antes e depois de Sócrates? E lá foi o amigo filósofo responder mais uma de suas perguntas, contando-lhe que existiram vários filósofos pré-socráticos, tais como, Tales de Mileto, que se preocupava em saber qual era a essência da natureza, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Empédocles, Anaxágoras, cada um com sua teoria.
O fim da conversa entre os dois estava próximo, e como eles haviam combinado, para ganhar seu passaporte, ao fim, ele precisaria sempre responder uma