Horticultura
Atividade como essa estimula o consumo de verduras e o cuidado com o meio ambiente, este consumo é estimulado pois as crianças tem a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das plantas, neste caso as verduras após a colheita serão servidas no CMEI e parte será entregue aos alunos a fim de incentivar o consumo destes alimentos em suas casas.
Na infância, são construídos os alicerces para os hábitos alimentares que serão levados durante a vida. Por isto, é importante a educação nutricional a partir desta fase da vida, contribuindo para desenvolvimento da autonomia, estimulando aprendizado de hábitos nutricionais adequados, respeitando as crenças e significados representados na alimentação do indivíduo. Uma boa alimentação ainda evita doenças causadas pela deficiência ou carência de vitaminas das frutas, verduras e legumes em geral, como exemplo as hortaliças. Estas tendo, portanto, tratamento complementar através de uma alimentação aumentando a imunidade com a ingestão de alho, cebola, rico em zinco, legumes de raízes, legumes de folhas verde-escuras (SELEÇÕES, 2002).
O desenvolvimento de horta nas creches se apresenta como uma estratégia interdisciplinar de educação alimentar, em que fornece-se informações básicas sobre alimentação saudável, estimula-se o contato das crianças com os alimentos, contribuindo, assim, para equilibrar a dieta das crianças em idade pré-escolar.
A alimentação escolar através das cantinas ainda tem sua prática repleta de alimentos pobres em vitaminas, como salgados industrializados ou fritos, os campeões de consumo pelos estudantes. Segundo Magalhães (2003), esse consumo de alimentos impróprios também contribui para que o comportamento alimentar das crianças não seja voltado para produtos mais