Casamento
Gênesis 2:23: “E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
INTRODUÇÃO
Em primeira Coríntios 7:39, o apostolo Paulo usa a expressão “casar-se no Senhor. De fato, o casamento só persevera e vale a pena se for no Senhor. Um cristão que não se casa no Senhor está correndo sérios riscos.
Um casamento só fica firme se casamos e colocamos Deus em 1º lugar. Casar na igreja não significa que o casamento vai dar certo, precisamos entender que Deus tem que estar no centro do casamento.
Desenvolvimento
Há duas condições que possibilitam afirmar que um casamento foi instituído no Senhor. 1) Quando o casal tem os corações inclinados a obedecer a Deus. Divórcio, infelizmente, é algo cada vez mais comum na sociedade. Não faltam opiniões para explicar este fato.
Mas o que Jesus Cristo ensinou sobre a causa principal do divórcio? Basta lermos Mateus 19:8: “Moisés, por causa da dureza dos vossos corações vos permitiu repudiar vossas mulheres…”. Observe: a falta de corações inclinados a obedecer a Deus resulta na falência dos relacionamentos conjugais!
Corações fechados para Deus impossibilitam Jesus de atuar no lar. O texto de Apocalipse 3:20 revela o apelo do Senhor em prol de que os crentes o recebam no íntimo de suas vidas.
Quando Deus está presente e atuando na vida de uma família cada pessoa está preocupada em executar seu papel de acordo com os princípios estabelecidos pelo Criador.
A obediência a Deus e sua palavra é a chave do sucesso familiar.
2) Quando os conjugues fazem do casamento uma oportunidade de servir melhor. Um casamento cristão significa a união de forças, de zelo, de cuidados em prol de uma vida cristã mais refinada.
O texto de Eclesiastes 4:9 e 10 bem retrata os efeitos de um casamento ideal para um servo de Deus: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o