Importância com os cuidados com os idosos
Tem por objetivo também discutir a questão do Serviço Social na prática com o idoso, tecendo considerações importantes a cerca do mesmo, enquanto um ser social de direitos, fazendo nexo com a prática do Serviço Social enquanto profissão, numa visão transformadora e crítica da realidade social.
Os idosos em nosso país, mesmo que ainda não oferece boas condições de vida para a maioria da população, experimentam o envelhecimento de forma heterogênea, ou seja, tem a ver com as questões de gênero, classe social, religião e etnia. Muitas vezes os idosos são identificados como inativos ou improdutivos, sendo muitas vezes colocados em asilos por causa das suas baixas pensões e aposentadorias, por causa do acesso aos bens e serviços de nossa sociedade.
Realidade das Políticas Sociais brasileira.
As exigências postas ao profissional de serviço social na atualidade requerem inúmeras competências e habilidades por isso não há como continuar o processo de formação de modo linear, pois assim como a história, o conhecimento e o processo educativo não podem ser fragmentados. Surge então a necessidade de interagir as diversas áreas do conhecimento junto com o Serviço Social.
O profissional de Serviço Social.
O Serviço Social passa a fazer parte do conjunto de profissões necessárias à identificação e análise dos fatores que intervém no processo saúde e doença.
Os Assistentes Sociais emprestam suas vidas para conscientizar, alertar e conhecer a vida de seus semelhantes, e assim abrir caminhos para possibilitar um melhor encaminhamento e solução dos problemas de uma grande parcela da sociedade que são tratados de forma diferente. São profissionais que ajudam a superar as políticas manipuladoras e demagógicas para políticas públicas sociais e promotoras do desenvolvimento social para todos sendo homens e mulheres em uma sociedade.
A importância do