dfere
A enfermagem preconiza uma prestação de cuidados de qualidade aos idosos de modo integral numa perspectiva holística da sociedade e do ser humano, desempenhando atividades de promoção da saúde e prevenção da doença; tratamento e reabilitação.
Os cuidados de enfermagem no idoso devem considerar as dimensões biológicas, psicológicas, sociais, econômicas, culturais e políticas do envelhecimento, proporcionando um leque de respostas adequado as reais necessidades das pessoas idosas e de suas famílias, dando visibilidade aos cuidados, prestados em diferentes contextos. São cuidados multidisciplinares e multidimensionais.
Atualmente as políticas de saúde tende a privilegiar o cuidado dos idosos em domicílio, devido o aumento de idosos a insuficiência e inadequação das respostas formais as necessidades dos idosos dependentes, as vantagens tem nível da autonomia, as vantagens na promoção na qualidade de vida com a sua permanência no ambiente habitual e a constatação da potencialidade da família na prestação de cuidados.
Promoção do envelhecimento ativo:
Organização da prestação de cuidados de saúde;
Promoção de ambientes facilitadores de autonomia e independência que almejamos que seja uma realidade.
O enfermeiro identifica a necessidade de cuidados do idoso estabelece prioridades no cuidado, formula diagnóstico de enfermagem, planeja e executa intervenções de enfermagem dirigidas e personalizadas as característica individuais, sociais e culturais das pessoas idosas e seus cuidadores informais estes também alvo de cuidados.
É, também, no seio da equipe que desenvolve as práticas colaborativas no diagnóstico, tratamento e avaliação das situações.
Assim o enfermeiro atua:
Ajudando em cuidados para que os idosos mantenham e alcançam seu máximo potencial;
Trabalhando com as pessoas idosas para conseguir saúde; bem-estar e qualidade de vida ótima, sendo que em se tratando de idosos dependentes será a melhor qualidade devida