Cuidados na Saúde do idoso
“Se fosse tudo bem, a velhice era boa de enfrentar!”
Envelhecimento/Velhice A velhice é vista, na sociedade moderna, como um problema social.
O ser velho não se refere apenas ao aspeto exterior, à idade e às capacidades bio fisiológicas que o indivíduo possui mas sim à sua conceção enquanto sujeito, bem como à sua identidade enquanto pessoa, enquanto indivíduo, enquanto ser humano que é!
É o olhar dos outros que ‘faz’ as pessoas velhas.
Envelhecimento/Velhice
A velhice é encarada, infelizmente, na visão dos leigos, como uma construção associada à problemática da inclusão social pelo trabalho, na dimensão de construção de sociedade.
O ser reformado(a) não é ser velho(a).
Aliás, cada vez se denota mais a tentativa de parecer mais novo, e o chamado "envelhecer jovem". Porque a velhice está no corpo e não na alma.
Envelhecimento/Velhice
Quanto mais cedo a população mais jovem tomar consciência disso, e também de que as necessidades destes ficam aquém daquilo que muitas vezes transparecem, bem como da discriminação que muito estupidamente, às vezes, é sofrida por parte de muita gente dita
“velha”, mais cedo se irá findar com estes problemas. Envelhecimento/Velhice
E mais depressa se irá pôr um término a esta polémica e a este preconceito injusto e sem fundamento que é o de se associar, automaticamente a velhice a uma incapacidade, uma doença, um declínio ou um fracasso, descartando assim a possibilidade de realmente ser possível o crescimento do idoso e o reconhecimento das suas capacidades através de uma interação com o mesmo.
Envelhecimento/Velhice
Cuidar é mais do que um ato, é uma atitude.
Atitude de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro…
Envelhecimento/Velhice
Para isso a sociedade deveria fomentar a participação cívica dos idosos e criar espaços e
atividades