ATPS Bacia Hidrografica
O presente trabalho apresenta como tema: Tipos de chuvas naturais, esta atividade é importante para que você, entenda o ciclo da água a importância para o nosso planeta e que pode nos proporcionar vida como também a morte. Foi proposto ao grupo fazer pesquisa bibliográficas com o intuito de compreender a sua importância na Construção Civil.
Os problemas de engenharia relacionados com a hidrologia são em sua grande maioria consequência de chuvas de grande intensidade ou volume e da ausência de chuva em longos períodos de estiagem.
Chuvas de grande intensidade causam o alagamento das ruas, porque o sistema de drenagem das áreas urbanas não é projetado para chuvas muito intensas; além de ocasionar danos à agricultura e a estrutura de barragens. Em geral, a infiltração da água proveniente dessas chuvas é reduzida e, consequentemente, o volume de escoamento superficial é muito grande, o que reduz a recarga dos aquíferos subterrâneos e ocasiona maior propensão à ocorrência de erosão hídrica.
A ausência de chuvas por longos períodos reduz a vazão dos rios, causando a diminuição do nível dos reservatórios. Vazões reduzidas devido à falta de chuva trazem danos ao ambiente do curso d’água, além de reduzir a água disponível para diluição de poluentes. A diminuição do nível dos lagos e reservatórios reduz a disponibilidade da água para usos como: abastecimento, irrigação e geração de energia.
No contexto de manejo de bacias hidrográficas para a produção de água, chuvas de baixa intensidade e longa duração são muito importantes, pois promovem a recarga dos aquíferos subterrâneos devido ao fato de ocorre, em geral, a infiltração de toda a água precipitada. Por outro lado, a umidade excessiva resultante destes eventos pode causar problemas à agricultura, reduzindo as colheitas.
É evidente, então, que os problemas surgem quando a precipitação ocorre em situações extremas de intensidade, frequência, ou quando os intervalos entre precipitações são excessivamente longos.
A