ATPS DE HIDROLOGIA
SUMARIO
INTRODUÇÃO
ETAPA 1
Passos 1,2,3
Pode-se definir precipitação como o retorno do vapor da agua atmosférica no estado liquido ou solido na superfície da terra , formando cinco tipos de precipitação conhecida até o momento , chuva ,neve, granizo, orvalho, geada, essa abordagem sobre precipitação foi tomada para falar sobre uma das precipitações mais importante desse sistema a chuva iniciaremos falando sobre os tipos de chuvas e ao longo do trabalho levantaremos temas muito importantes diretamente e indiretamente relacionado a construção civil.
TIPO DE CHUVAS NATURAIS Como dito acima a Chuva é um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas e temos três tipos de chuvas que são, Chuva Orográfica, Chuva Convectivas, Chuvas Frontais.
Chuva Orográfica: são conhecidas como “chuva de relevo", esse tipo de precipitação ocorre quando há um obstáculo, seja nas montanhas, serras ou escarpas que barra a massa de ar úmida levando a elevação de altitude das chuvas, que após isso precipitam. No Brasil é comum no litoral, exemplo: na Serra Mar. São caracterizadas pela longa duração e baixa intensidade, abrangendo grandes áreas por várias horas continuamente e sem descargas elétricas.
Chuva Convectiva: Decorrente das altas temperaturas, esse tipo de chuva geralmente precipita durante as tardes e designam chuvas rápidas que podem ser seguidas de temporais. Ocorrem normalmente no sudeste brasileiro durante as tardes de verão e por isso, são chamadas popularmente de “chuvas de verão”. São características deste tipo de precipitação a curta duração, alta intensidade, frequentes descargas elétricas e abrangência de pequenas áreas.
Chuvas Frontais: Tem o respectivo nome porque as massas de ar quente e ar frio se chocam frontalmente de modo que o ar quente sobe, por apresentar menor densidade, e o ar frio permanece abaixo, por ser mais pesado, o que leva a precipitação da