método de thiessen
Engenharia Civil
SHEILA RIBEIRO DE GOUVEIA
MÉTODO DE THIESSEN
SÃO PAULO
2014
SHEILA RIBEIRO DE GOUVEIA
MÉTODO DE THIESSEN
ATPS – Atividade prática Supervisionada do curso de Engenharia Civil da UNIAN –
Universidade Anhanguera.
Professor: Edgar Manoel Miranda Samudio.
SÃO PAULO
2014
SHEILA RIBEIRO DE GOUVEIA
MÉTODO DE THIESSEN
ATPS – Atividade Pratica Supervisionada
São Paulo, 28 de Março de 2014.
_________________________________
Edgar Manoel Miranda Samudio
UNIAN – Universidade Anhanguera
Professor / Doutor
SÃO PAULO
2014
RESUMO
A distribuição das chuvas no espaço e no tempo é de fundamental importância para gerenciamento dos recursos naturais. Os eventos veranicos decorrentes da variabilidade do clima, podem levar a efeitos indesejáveis às atividades humanas e aos ecossistemas, pois reduzem a disponibilidade hídrica dos sistemas fluviais e dos solos. Por isto surge a necessidade de estudos regionais para caracterização das chuvas. Este estudo apresenta informação consistente, baseada em séries pluviométricas históricas, com isso no campo da hidrologia, é muito importante medir a precipitação diária.Há vários métodos que podem ser usados. Um deles é o do polígono de Thiessen, um método gráfico nomeado em homenagem a Alfred H.
Thiessen, o meteorologista americano (1872 - 1956) que o desenvolveu. Os polígonos de Thiessen são usados para calcular áreas em relação a pluviômetros especificamente instalados, e assim calcular a precipitação média que caiu em uma determinada bacia durante uma tempestade ou evento meteorológico.
Palavras-Chave: Veranicos - Precipitação - Método de Thiessen
ABSTRACT
The distribution of rainfall in space and time is of fundamental importance for management of natural resources . Drought events resulting from climate variability , can lead to undesirable effects on human activities and ecosystems because they reduce water availability in