Hidrologia
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Campus Osasco
Nilton Prado Junior 101187254
Eleandro Ramos Pereira 101088833
Engenharia Civil - 5º Semestre
Sala C 205
Hidráulica e Hidrologia
Métodos para cálculo da Precipitação Média
Osasco
2012
Introdução
O ciclo da água (conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico) refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia.
A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos principais de transferência: * Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água (rios, lagos e lagunas) no ar e a evapotranspiração das plantas terrestres e animais para o ar. * Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo diretamente na terra ou no mar. * Escoamento superficial sobre a terra, geralmente atingem o mar.
Objetivo
Iremos nos concentrar na precipitação para analisar alguns conceitos de método de medição, Média Aritmética, Isoietas e Thiessen.
Chuvas médias numa área
Os dados de chuva dos pluviômetros e pluviógrafos referem-se a uma área de coleta de 400 cm2, ou seja, quase pontual. Porém, o maior interesse na hidrologia é por chuvas médias que atingem uma região, como a bacia hidrográfica.
O cálculo da chuva média em uma bacia pode ser realizado utilizando o método da média aritmética; das Isoietas; dos polígonos de Thiessen ou através de interpolação em Sistemas de Informação Geográfica (SIGs).
O método mais simples é o da média aritmética, em que se calcula a média das chuvas ocorridas em todos os pluviômetros localizados no interior de uma bacia.
Média Aritmética
A precipitação média na bacia da figura abaixo:
Utilizando o método da média aritmética considera-se os pluviômetros que estão no interior da bacia.
A média da chuva é Pm = (66+50+44+40)/4 = 50