musculacao para idosos
Ex:
manuntecao da massa magra, dinuindo a perda. trabalho social onde o indoso se sinta util e interaja com a sociedade indepedencia, fazer coisas do dia a dia sozinho(a)
MUSCULAÇÃO APLICADA A IDOSO
Alguns estudos tenham verificado hipertrofia muscular em idosos
Quanto ao trabalho de força voltado para pessoas idosas, a literatura tem reportado efeitos positivos, recomendando-o como parte integrante em uma sessão de condicionamento físico geral (SHEPHARD, 1990; ACSM, 1991; VANDERVOORT, 1992; 1993; WILMORE E COSTILL, 1994; FLECK E KRAEMER, 1997).
Frontera et al (1988) submeteram um grupo de homens idosos sedentários com idades entre 60 e 72 anos a um treinamento com pesos de alta intensidade (80% de 1RM).
Os praticantes realizaram três séries de oito repetições, três vezes por semana. A amostra demonstrou ganhos substanciais na força (chegando até a 200% de 1RM) e evidências de hipertrofia muscular também foram observadas.
Charette et al (1991) também observaram aumentos no volume das fibras musculares ao examinarem biópsias tomadas antes e após um treinamento de força de alta intensidade em mulheres. Brown et al (1990) estudaram homens sadios com idades entre 60 e 70 anos, submetidos ao treinamento de força durante 12 semanas. Os autores constataram aumentos médios de 40% nas cargas utilizadas nos exercícios e 17,4% na área em corte transversal dos músculos, devido à hipertrofia seletiva das fibras do tipo II.
Embora alguns estudos tenham verificado hipertrofia muscular em idosos, a maior parte evidenciou apenas um discreto aumento no volume muscular. As diferenças entre as pesquisas podem ser atribuídas às distintas idades e formas de treinamento utilizadas. Contudo, parece lógico afirmar que as possibilidades de hipertrofia são