O cuidado da enfermagem e da família referente aos idosos que vão procurar a assistência: no seu perfil hospitalizado, asilares, unidades básicas de saúde.¹
As transformações sócias demográficas dos últimos tempos foram responsáveis pelo aumento da parcela de idosos em todo o mundo. Sabemos que no Brasil a realidade não é diferente. Nesse contexto, as mudanças biopsicossociais inseparáveis ao envelhecimento necessitam de uma compreensão das pessoas que exerce cuidado ao idoso no seu modo integrado, onde cada elemento reflete no seu todo. A profissão da graduação em Enfermagem deve abordar o idoso em seu contexto global e levar a compreender o envelhecimento em todos os seus aspectos, visando à qualidade na promoção da saúde. O idoso como um humano especial necessita de um cuidado da Enfermagem, seja com assistência hospitalizada, em Unidade Básica de Saúde, e em Instituições Asilar. Nesse trabalho estará abordando todas essa esferas citadas a cima, onde o Idoso esta inserido diretamente ou indiretamente.
A descrição do perfil das pessoas idosas internadas e a identificação de sua dependência de cuidados de enfermagem na admissão hospitalar. Um dos agravantes dessa situação é o alto grau de violência ou fraude, de seus bens ou direitos legais em que se encontravam os idosos quando iam procurar o serviço hospitalar, pois a maioria apresentava lesões cutâneas, tais como escarificações provocadas por escabiose, úlceras de pressão de diferentes estágios da doença, deformidades estruturadas decorrentes de imobilidade, infecção urinária, desidratação, desnutrição e sujidades acumuladas em diferentes regiões do corpo.
Esta diversidade de problemas dos clientes gerava dependência da enfermagem para satisfação de suas necessidades humanas básicas, o que exigia, consequentemente, a implementação de um cuidar sistematizado, a partir de diagnósticos indicadores de intervenção profissional do enfermeiro.
Além das unidades clínicas se observa a situação do cuidar da Enfermagem em unidades básicas de saúde. Que visa fazer a seguinte observação: A longevidade é, sem dúvida, não somente uma conquista coletiva, mas