Economia c- mundializaçao economica
A mundialização, distinta da globalização, um fenómeno caracterizado pela: * Livre circulação de bens, serviços e capitais (nomeadamente pela criação de um mercado único na união europeia)
* Mundialização das empresas;
* Existência de um mercado financeiro global;
* Pelo enfraquecimento da regulação dos mercados e da atividade económica pelos Estados nacionais; (as empresas que atuam no mercado não têm qualquer poder sobre ele; A diminuição do poder do estado sobre mercado e atividade económica concretiza-se também pelo facto de existirem instituições como o BCE e OMC)
A mundialização constitui um fenómeno predominantemente económico que traduz as características da economia atual.
Concluindo, os principais elementos da mundialização económica são: 1. Mundialização de trocas- a crescente abertura dos mercados internos ao exterior que levou a um grande crescimento do comércio internacional; 2. Mundialização das empresas- Cada vez mais é possível verificar a unificação dos processos de produção. Se repararmos as estratégias empresariais e processo de produção nos diferentes países é cada vez mais idêntica. As empresas passam a produzir nas mais variadas partes do mundo (deslocalização das empresas) 3. Globalização Financeira- Na economia atual, a existência de um mercado financeiro mundial é incontornável. A circulação de capitais tornou-se muito mais rápida e de maior acesso. 4. Enfraquecimento das regulações estatais- O estado transferiu a função reguladora dos mercados e da atividade económica para entidades plurinacionais (BCE).
A evolução do processo de mundialização realizou-se através das seguintes etapas: * A europeização do mundo; * A DIT (séc. XVI- séc. XIX); * A revolução industrial; * Fatores centrais da Revolução industrial; * A mundialização na 2º metade do séc. XIX e na 2º revolução industrial; * 1º metade do séc. XX- recuo