Psicopedagogia
Outubro
2012
Introdução.
O presente estudo objetiva propiciar a reflexão em torno das dificuldades de aprendizagens dos portadores de deficiências, dentre esses, os portadores da Síndrome de Down, conscientizar sobre a importância da inclusão dos portadores de deficiência nas redes regulares de ensino. E ainda, acabar com o preconceito, rejeição e exclusão dos mesmos. Este estudo foi estruturado em três capítulos. O 1º capitulo, faz uma abordagem sobre a Síndrome de Down, um breve histórico sobre o preconceito, as dificuldades enfrentadas por esses alunos, suas limitações e possibilidades. O 2º capitulo, faz uma discussão sobre a inclusão, uma reflexão sobre o fim das barreiras que impossibilitam o respeito, a diversidade e o direito de ser diferente. E no 3º capitulo, é abordado o questionamento sobre a alfabetização e a aprendizagem de conceitos matemáticos, as dificuldades para o sucesso nessas aquisições, a reflexão sobre as práticas e metodologias pedagógicas, a importância e influência do meio social e a importância do psicopedagogo diante de todo esse processo.
Este estudo objetiva ainda, favorecer a reflexão e conscientização da necessidade do surgimento de uma sociedade inclusiva e, consequentemente, o fim de uma sociedade onde o preconceito, a rejeição e a discriminação imperam, impossibilitando os portadores de deficiências participarem e atuarem na sociedade em que vivem.
1. Síndrome de Down: Dificuldades e Possibilidades.
A Síndrome de Down é caracterizada por um atraso mental e motor, que ocasionam grandes limitações físicas e cognitivas, prejudicando o desenvolvimento da aprendizagem. Por muito tempo, os portadores dessa síndrome, foram considerados retardados mentais e incapazes, infelizmente, a sociedade ainda os considera assim, consequentemente, o medo e o