economia
Introdução
No âmbito da disciplina de Economia C, foi-nos proposta a realização de um trabalho de investigação sobre a globalização e a regionalização do mundo.
Hoje em dia, todos nós somos, de certa forma, afectados pela globalização. No quotidiano da nossa vida, chegam constantemente às nossas mãos, bens que não foram produzidos na nossa região ou mesmo no nosso país ou continente. Isto revela, desde já, o que o extraordinário desenvolvimento dos transportes e das comunicações possibilitou, levando a uma maior proximidade entre pessoas, bens e capitais.
Contudo, nem tudo se traduz em aspectos positivos, pois há medida que assistimos ao desenvolvimento da globalização, somos confrontados com o aparecimento de problemas graves para a humanidade, nomeadamente, a poluição em larga escala que provoca o superaquecimento, sentido pelos seres humanos com o aumento do nível do mar, as chuvas escassas ou os temporais inesperados.
Devido a este fenómeno, os países sentiram cada vez mais necessidade de se integrarem em mercados de grande dimensão, mercados comuns como por exemplo a União Europeia. Ao integrarem-se, estes países perdem soberania e a sua segurança é fragilizada, mas as vantagens como o crescimento económico parecem ser superiores a estas desvantagens.
Assim, proponho-me desenvolver um trabalho sobre este tema, tão pertinente e atual, cujo objetivo fundamental é conseguir uma maior compreensão e conhecimento do assunto, designadamente, refletir e alertar para as vantagens e desvantagens da globalização.
Mundialização económica
Noção
A Noção de Mundialização consiste na crescente integração das diferentes partes do mundo, caracterizado pela livre circulação de bens, serviços e