CASAMENTO
UM ESTUDO SOBRE O MATRIMÔNIO E SUAS IMPLICAÇÕES CULTURAIS E SOCIAIS
CURITIBA
OUTUBRO 2011
UNIVERSIDADE POSITIVO – UP
UM ESTUDO SOBRE O MATRIMÔNIO E SUAS IMPLICAÇÕES CULTURAIS E SOCIAIS Trabalho referente a disciplina de Antropologia do 2º Período do Curso de Psicologia da Universidade Positivo orientado pelo Professor Nei Ricardo de Souza, Realizado pelas alunas:Ana Paula Santana e Bruna Rodrigues Lins .
CURITIBA
OUTUBRO 2011
SUMÁRIO
I. Introdução............................................. 1
II. Referencial teórico............................... 2
III. Metodologia.......................................... 3
IV. Conclusão............................................. 4
V. Referências........................................... 5
Introdução
Objetivou-se ilustrar como as diferentes culturas e contextos sociais influenciam os motivos pelo quais as pessoas se casam. O tema escolhido foi o casamento. A pesquisa fora desenvolvida por observarmos que os motivos que levam as pessoas a se casarem dependem do seu contexto tanto social quanto cultural o que afirma a definição de Geertz que dizia “O matrimônio possui um forte aspecto cultural de mecanismo de controle” (1973 apud MARCONI e PRESOTTO, 2006).
Como a cultura e a sociedade influenciam nos motivos que levam ao casamento? Acredita-se que os diferentes papéis apresentados em culturas distintas e as mudanças ocorridas na sociedade sejam responsáveis pela forma de como os indivíduos se dão ao casamento.
Referencial teórico
O matrimônio é um padrão cultural, de significados bastante associados quanto à forma: quaisquer alterações nos traços da sua construção cultural influenciam aspectos carregados de simbolismos.
Sabemos que há algum tempo nas sociedades Europa