Casa grande e senzala
Dieta já conquistou mais de 30 milhões de adeptos por todo o mundo
A dieta do médico francês Pierre Dukan já conquistou mais de 30 milhões de adeptos por todo o mundo, além de personalidades como a Princesa Kate, Jennifer Lopez e Penélope Cruz. Atualmente, o título Eu não consigo emagrecer (Ed. BestSeller), que explica o método detalhado, é o livro mais vendido no Brasil, na categoria não ficção.
A principal razão para o sucesso da dieta é que ela apresenta resultados efetivos e de longa duração, sem causar o efeito sanfona, tão temido pelos adeptos das dietas da moda. Por isso, segue uma lista com as principais dúvidas para quem faz a dieta ou pretende começa-la ainda nesse verão.
Quais alimentos posso consumir na primeira e na segunda fase da dieta?
Primeira fase, todos os alimentos ricos em proteínas como a carne (magra, churrasco, bife, etc), costela e escalope de vitela. Todos os peixes de água salgada ou doce, surimi, salmão defumado, atum natural e lata. Todos os frutos do mar. Todas as aves sem a pele, exceto pato e ganso. Os ovos, presuntos magros, peito de peru light, bresaola. Os laticínios magros (iogurtes 0%), o tofu, seitan e 2 litros de água. Na fase de cruzeiro, todos os alimentos acima citados acrescidos de todos os legumes, com exceção dos feculentos (batata, lentilha, grão de bico, mandioquinha etc).
A Dieta Dukan é criticada por alguns médicos e nutricionistas por ser considerada radical. Ela pode prejudicar a minha saúde?
Não. Ela não representa nenhum risco para a sáude, como também está associada a uma melhora da diabetes, da hipertensão, da redução do risco cardiovascular, da apnéia do sono. Além disso, é utilizada pelas crianças epilépticas intolerantes à medicamento epiléptico.
O corte de carboidratos nas duas primeiras fases da dieta irá me deixar fraco ou com tonturas?
Não. A única precaução que é preciso tomar destina-se às pessoas hipertensas que seguem um ou vários