carta
Definição : Carta, missiva ou ainda epístola é um tipo de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário, de acordo com a Legislação Brasileira.1
A carta é o elemento postal mais importante, é um meio de comunicação visual, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.
Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.
Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
Carta Formal
Geralmente o Modelo de carta formal é usado por pessoas que desejam requerer algo ou enviar a carta para órgãos públicos como prefeitura, autoridades e ministérios. A carta formal deve obrigatoriamente conter a data e depois uma saudação como o nome da autoridade que será encaminho e o assunto abordado.
Carta informal
No Modelo de carta informal o cabeçalho apresenta apenas a cidade do remetente e a data da correspondência. Na abertura da carta informal, o remetente pode utilizar o tratamento que julgar mais apropriado ao destinatário. Os mais comuns são “Caro amigo Rodrigo”, “Caro Rodrigo”, “Olá, Rodrigo (bastante comum em correspondências familiares)”, e até “Querido”. Mesmo que a carta informal seja mais flexível, atente-se ao uso do português: não pega bem