Ditadura militar
Neste trabalho, apresentarei discussões diante da situação econômica Brasileira durante e até o final da Ditadura Militar, que teve inicio em 31 de março de 1964 com o Golpe Militar que derrubou João Goulart, e terminou em 15 de janeiro de 1985 com a eleição de Tancredo Neves. Deixando claro e bem conceituado os pontos de maior relevância para entender melhor e mais a fundo a história política e econômica do Brasil em uma época de repressão. Contanto também com a apresentação de características de cada governo durante este período de 1964 até 1985.
2 GOVERNO CASTELO BRANCO
Os grupos sociais que se sentiam ameaçados pelas reformas que João Goulart tentava implantar aliaram-se aos militares. Em 31 de março de 1964 desfecharam o golpe de Estado que depôs o presidente e deu início a uma ditadura militar que se estendeu por 21 anos.
Logo após a deposição de Jango, o presidente da Câmara dos Deputados assumiu interinamente a Presidência da república. Enquanto isso o Supremo Comando Militar apresentava naquele mesmo ano no país o Ato Institucional (AI-1), que definia as novas regras para o Estado brasileiro: suspendia as eleições diretas para a Presidência da república; atribuía amplos poderes ao presidente, a ser indicado pelos militares; e revogava por seis meses as garantias constitucionais.
Em abril, foi eleito pelo Congresso Nacional o novo presidente da república, o general Humberto de Alencar Castelo Branco. Em sua posse lançou seu planejamento econômico autoritário, e anunciou seu Plano de Ação Econômica (PAEG), que no regime militar o planejamento econômico poderia ser feito de maneira ainda mais centralizada, autoritária e conservadora. A economia brasileira encontrava-se em uma situação delicada, para voltar a crescer seria