Buenos Aires
Professora: Rita Rocha
Série: 1 ano “A”
O mundo segundo os brasileiros-Buenos Aires
O programa “O mundo segundo os brasileiros” era transmitido na Band, cada segunda-feira, trazia informações da cultura de uma cidade do exterior. Buenos Aires teve a sua vez e seguindo o roteiro foi apresentada por seis brasileiros. Na primeira parte, Pedro, um estudante de Arquitetura, que decidiu morar lá para cursar sua faculdade de graça. Ele mostra a arquitetura de Buenos Aires, transmitida nos prédios que ficam ao redor da Avenida Nove de Julho, a avenida mais comprida de todo o mundo. Pedro também conta como é feito a seletiva para entrar em uma universidade, como também alguns benefícios que o governo dá para a população, um exemplo é que a taxa de ônibus é 50% paga por eles.
A segunda brasileira é Yasmin. Uma jovem que foi para Buenos Aires porque trabalhava em uma emissora apresentando um programa infantil. De início, ela conta não ter gostado da ideia de se mudar, e que realmente os primeiros anos em uma nova cidade bastante fria, não foram fáceis, ela chega a usar a expressão “terrível”, até mesmo. Ela mostrou o seu lugar favorito, o parque El Rossedal, que se encontra no bairro do Palermo. Yasmin justifica o fato de existir tantos quiosque em Buenos Aires, por ter sido uma das poucas alternativas na época da crise econômica.
Murillo é encontrado no bairro Barrancas de Belgrano, onde muitos brasileiros se refugiam quando não encontram produtos brasileiros nos supermercados da cidade. Mas é em Acassuso que ele faz uma aula de Windsurf, em uma praia ao norte de Buenos Aires. Finaliza a noite em um local chamado Café San Bernado, onde se encontra de todos os tipos de pessoas de várias classes sociais.
No Tigre, Diana é a guia turística da vez. Faz um passeio de barco, que inicia pelo rio Tigre, um dos mais famosos, e termina no rio Sarmento. No meio do passeio, Diana faz o seu próprio matte, bebida típica