Buenos Aires
Buenos Aires é a capital e a maior cidade da Argentina. Foi fundada às margens do Rio da Prata em 1536 por Pedro de Mendoza e refundada em 1580 por Juan de Garay após ter sido abandonada e destruída por índios.
A maioria de suas construções é do final do século XIX e início do XX, quando sua importância econômica estimulou seu desenvolvimento.
A Grande Buenos Aires é a 3ª maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população superior a 13 milhões de habitantes.
Características Geográficas
Estas são algumas das suas principais características:
◦Localização: às margens do Rio da Prata. Na outra margem do rio está a cidade de Colônia do Sacramento, Uruguai (é possível fazer a travessia por barca).
◦Relevo: a maioria de suas terras está na região pampeana, composta por extensas planícies. A Reserva Ecológica de Buenos Aires, a Cidade Deportiva do Club Atlético Boca Juniors, o Aeroparque Jorge Newbery e o bairro de Puerto Madero tem suas terras emergidas artificialmente mediante o aterro das águas do Rio da Prata.
◦Clima: temperado úmido, com temperatura média de 17,6ºC. No verão a cidade é quente com temperaturas que chegam a 30ºC. É também nesta época que mais chove, com grandes tempestades que passam rapidamente. No inverno há mais nuvens e nevascas não são frequentes.
◦Problemas Urbanos: o norte possui grande infra-estrutura e sua população é rica e próspera. Já o sul e algumas regiões centrais apresentam núcleos de pobreza.
◦Bairros: são 48 bairros sendo os da região norte e noroeste os mais ricos: Recoleta, Palermo, Belgrano. Ao sul temos Puerto Madero que também se destaca como região próspera.
Importância Cultural
A cidade é o centro cultural de maior importância da Argentina e também um dos principais da América Latina, principalmente pela quantidade de bibliotecas, museus e teatros, além de ser considerada um pólo acadêmico por reunir algumas das principais universidades do país.
Em 2005 foi eleita pela UNESCO