carta de pero vaz de caminha
“A partida de Belém foi -- como Vossa Alteza sabe, segunda-feira 9 de março. E sábado, 14 do dito mês, entre as 8 e 9 horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grande Canária. E ali andamos todo aquele dia em calma, à vista delas, obra de três a quatro léguas. E domingo, 22 do dito mês, às dez horas mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, a saber da ilha de São Nicolau, segundo o dito de Pero Escolar, piloto.
Na noite seguinte à segunda-feira amanheceu, se perdeu da frota Vasco de Ataíde com a sua nau, sem haver tempo forte ou contrário para poder ser ! “ “Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. Vinham todos rijamente em direção ao batel. E Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os depuseram. Mas não pôde deles haver fala nem entendimento que aproveitasse, por o mar quebrar na costa. “ “Deram-lhes ali de comer: pão e peixe cozido, confeitos, fartéis, mel, figos passados. Não quiseram comer daquilo quase nada; e se provavam alguma coisa, logo a lançavam fora.”
Trecho 1Pero Vaz de Caminha informa que a viagem iniciou em nove de março e a partida foi em Belém. Em quais dias Vasco de Ataíde perdeu-se da frota?
( ) Se perdeu na manhã o dia 21 de março.
( ) Se perdeu no dia 26 de março. ( Matemática horas do dia)
( ) Se perdeu na madrugada de 23 á 24 de março
( ) Se perdeu na madrugada do dia 24 á 25 de março.
Trecho 2
De acordo com o segundo trecho, o primeiro contato da cultura dos índios com a cultura dos portugueses foi impactante. Essa reação gerou o que?
( )Uma guerra.
( )Um choque cultural. (história e geografia, cultura, ambiente costumes dos índios e dos portugueses)( )Uma grande festa.
( )Uma mescla entre culturas.
Trecho 3No terceiro trecho, os índios não aceitaram os alimentos ofertados pelos portugueses, pois seus hábitos alimentares eram diferentes. De acordo com as nossas aulas de