Carta de Pero Vaz de Caminha
A primeira missa
O País mais católico do mundo teve sua primeira missa realizada em 26 de Abril de 1500 e este foi o inicio da religião em Terras Tupiniquins.
Como descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, a missa, celebrada no Domingo de Páscoa, foi feita por uma determinação do capitão das naus e esta fora celebrada pelo padre Frei Henrique. O local escolhido para a celebração da missa foi a ilha batizada de Coroa Vermelha, contudo este ilhéu não existe mais por questões geográficas . Abaixo segue um trecho da carta:
“...Ao domingo de Pascoela pela manhã, determinou o Capitão de ir ouvir missa e pregação naquele ilhéu. Mandou a todos os capitães que se aprestassem nos batéis e fossem com ele. E assim foi feito. Mandou naquele ilhéu armar um esperável, e dentro dele um altar mui bem corregido. E ali com todos nós outros fez dizer missa, a qual foi dita pelo padre frei Henrique...”
Um dos motivos foi para iniciar o processo de Catequização dos Índios, levar a palavra de Cristo que vivem na ignorância e que teriam a mente pura para aceitar Cristo. Portugal era um dos poucos países católicos, pois naquela época já havia ocorrido o movimento da Reforma contra a Igreja Católica; aceitos por muitos países como Inglaterra e Alemanha por exemplo. Portanto, conseguir converter a maior quantidade de pessoas “puras” ao catolicismo era quase como uma missão aos Portugueses.
Um fato muito importante também são os próprios Índios, ou melhor, o seu comportamento diante a situação nova, conforme descrito no trecho abaixo:
“Enquanto estivemos à missa e à pregação, seria na praia outra tanta gente, pouco mais ou menos como a de ontem, com seus arcos e setas, a qual andava folgando. E olhando-nos, sentaram-se. E, depois de acabada a missa, assentados nós à pregação, levantaram-se muitos deles, tangeram corno ou buzina, e começaram a saltar e dançar um pedaço. E alguns deles se metiam em almadias -- duas ou três que aí tinham -- as quais