Carta de pero vaz de caminha
DISCIPLINA
LINGUA PORTUGUESA
A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
Gleice Gusmão Juliana Ventura Luana Claudia
Marcella Guedes
1º ANO
Candeias
Março de 2012
Análise da carta
A célebre "Carta do Achamento do Brasil" foi escrita por Pero Vaz de Caminha em Porto Seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de 1500.
A carta que o escrivão Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei d. Manuel é considerado o primeiro documento da nossa história, e também como o primeiro texto literário do Brasil e é o mais minucioso e importante documento relacionado à viagem da esquadra de Cabral ao Brasil.
A carta de Pero Vaz de Caminha é de um valor histórico incalculável! É com ela que hoje podemos saber uma série de elementos sobre a situação do Brasil a época do Descobrimento, como é o caso do comportamento dos índios.
O texto de Pero Vaz de Caminha tem a preocupação básica de informar, procurando transmitir o máximo possível de dados a respeito do que ocorria e do que o escrivão via, ouvia e sentia
O escrivão português foi minucioso na elaboração do seu inventário de diferenças, incluindo não somente pessoas, mas animais, plantas, relevo, vegetação, clima, solo, produtos da terra e etc.
O fato de ser um texto informativo alia-se a outras importantes dimensões do documento, pois se insere no esforço conjunto dos europeus, concretizado nos textos de viagem da época.
Com relação ao índio, a atitude de Caminha foi de certa simpatia:
"Andam nus sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa de cobrir nem mostrar suas vergonhas e estão acerca disso com tanta inocência como têm de mostrar no rosto. (...)Eles porém contudo andam muito bem curados e muito limpos e naquilo me parece ainda mais que são como as aves ou alimárias monteses que lhes faz o ar melhor pena e melhor cabelo que as mansas, porque os corpos seus são tão limpos e tão gordos e tão fremosos que não pode mais ser."
Comenta tambem também, maliciosamente, à nudez das índias: