Carta de controle
Estas informações têm como finalidade mostrar, como funciona o processo de qualidade de uma empresa automobilística através de uma carta de controle. Carta de Controle é um tipo de gráfico, comumente utilizado para o acompanhamento durante um processo, determina uma faixa chamada de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas. É uma das Sete Ferramentas da Qualidade.
Realizada em amostras extraídas durante a produção, supõe-se distribuição normal das características da qualidade. O objetivo é verificar se a produção está sob controle. Então logo relataremos nesta pesquisa como: é feita uma carta de controle, os tipos de carta de controle, e para que serve, além de abordamos alguns problemas encontrados na empresa automobilística identificados pela carta de controle.
2 - Cartas de Controle.
Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle, que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais.
.
3 - As funções destes gráficos são:
1. “Mostrar evidências de que um processo esteja operando em estado de controle estatístico e dar sinais de presença de causas especiais de variação para que medidas corretivas apropriadas sejam aplicadas”.
2. “Manter o estado de controle estatístico estendendo a função dos limites de controle como base de decisões”.
3. “Apresentar informações para que sejam tomadas ações gerenciais de melhoria dos processos”. 4 - Tipos de Cartas de Controle:
• Controle por variáveis
• Controle por atributos
As cartas de controle