Desafio matematica
CURSO(S): GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS LAURO DE FREITAS
MATEMÁTICA
LAURO DE FREITAS
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS LAURO DE FREITAS
LAURO DE FREITAS - 2011
Introdução
Ao iniciar este trabalho devemos compreender antes de tudo os conceitos e a aplicabilidade das funções 1º e 2º grau, função exponencial e função logarítmica, aplicados no cotidiano da administração, ou seja, no cálculo de Receita, Lucro e Custo.
Vamos definir o conceito de receita, lucro e custo.
Função Custo:
A função custo está relacionada aos gastos efetuados por uma empresa, indústria, loja, na produção ou aquisição de algum produto. O custo pode possuir duas partes: uma fixa e outra variável. Podemos representar uma função custo usando a seguinte expressão: C(x) = Cf + Cv, onde Cf: custo fixo e Cv:custo variável
Função Receita
A função receita está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto.
R(x) = p.q , onde p: preço de mercado e q: nº de mercadorias vendidas.
Função Lucro
A função lucro diz respeito ao lucro líquido das empresas, lucro oriundo da subtração entre a função receita e a função custo.
L(x) = R(x) – C(x)
Depois dos conceitos acima citados, vamos para a prática, ou seja, onde essas funções se encaixarão no cotidiano das empresas.
FUNÇÃO DO 1º GRAU
Uma função do 1º grau pode ser chamada de função afim. Para que uma função seja considerada afim ela terá que assumir certas características, como:
Toda função do 1º grau deve ser dos reais para os reais, definida pela fórmula f(x) = ax + b, sendo que a deve pertencer ao conjunto dos reais menos o zero e que b deve pertencer ao conjunto dos reais.
Então, podemos dizer que a definição de função do 1º grau é:
f: R→ R definida por f(x) = ax + b, com a R* e b R.
Exemplo 1:
O custo de fabricação de q unidades de um produto é C(q) = 100 + 2q. Cada