Cartas de Controle
1.1. Gestão pela Qualidade
"Encarregar-se voluntariamente de" consiste no significado dado ao termo gestão que tem como origem o verbo gerir. Logo, quando se fala em gestão pela Qualidade, pode-se compreender como gerenciamento voluntário, consciente e responsável na implementação de ações orientadas pela qualidade.
Junto à qualidade deve ser também adicionada às experiências e conhecimentos dos empreendedores para que, com essa combinação, estes possam efetuar tarefas como: racionalização de custos, padronização e formalização de processos e busca pela melhoria continuada. Isso demanda tempo, que em muitos casos, por não ser curto, desanima os empresários no meio do caminho. Razão pela qual a gestão pela qualidade em muitas empresas não alcança o sucesso. O tempo de maturação.
Outros aspectos complementam o colocado acima:
A importância estratégica da Qualidade deve ser compreendida e disseminada por todos no negócio;
Criar indicadores que possibilitem medir de forma contínua os serviços e produtos, buscando sua constante melhoria;
Um ambiente de trabalho que possibilite aos colaboradores a oportunidade de sugerir e implementar ações criativas e empreendedoras, sempre com a responsabilidade que compete a cada um;
Estimular trabalhos em equipe visando melhorias no relacionamento entre todos os envolvidos no negócio sejam eles: clientes, fornecedores ou colaboradores.
Para obtenção do sucesso no gerenciamento pela Qualidade, alguns mandamentos devem ser seguidos. São eles:
Satisfação dos clientes: A empresa precisa prover as necessidades e superar as expectativas do cliente. A gestão pela Qualidade assegura a satisfação de todos os que fazem parte dos diversos processos da empresa: clientes externos e internos, diretos e indiretos, parceiros e empregados.
Gerência Participativa: É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera