Carta de celebracao da Onu
Resumo do livro: A ONU e os Direitos Humanos de Celso Lafer
A carta da ONU, tem como objetivo, abolir um dos tabus mais antigos da espécie humana, a proibição de homicídios.
A carta propõe paz. Como diz o seu preâmbulo ''preservar as gerações futuras do flagelo da guerra’’
O direito novo elaborado para mostrar a destruição dos instrumentos criados na Segunda Guerra Mundial, como a bomba atômicas, e a experiência do totalitarismo (um governo comandado rigidamente por uma única pessoa)
Existem dois tipos de mal, o mal ativo: que se refere a vontade do poder, e o mal passivo que se refere as vítimas, que sofrem uma pena sem culpa.
A primeira noção histórica sobre Direitos Humanos foi conseqüência da revolução Americana e Francesa (século XVIII). Foi uma verdadeira inovação no modo político e no modo de pensar. Bobbio da ênfase na noção de dever dos súditos pela promoção de direitos dos cidadãos, Hanna Arendt, tem a idéia do’’ direito de ter direitos’’.
O poder dos governantes, passa a ter limites, começa então uma nova possibilidade que favorece a idéia de Ética e política, que para a de Bebeu era ''melhor contar cabeças, do que cortar cabeças.’’
O surgimento do triunfo da idéia de Direitos Humanos nos Estados, vem de um longo processo, baseado nos conceitos básicos de legitimidade e universalismo do ''indivíduo'' em si.
Já o plano internacional teve uma evolução mais lenta, pois não tinha como solucionar os problemas da anarquia, já no pleno interno era resolvido pelo poder soberano. Foi então que Hobbes falou que o direito é comandado, e não movido pela sabedoria. A única lei do sistema era o de sobrevivência, pois era somente política do poder. Lembrando que estamos falando de quando o Estado era natural.
Já o modelo de Grocio há um interesse dos Estados e de suas populações.
O primeiro termo global consagrado juridicamente pelo Pacto das Sociedades, foi a respeito da paz, que não envolve só o pais envolvido, mas sim todos os