Carreira
Olá, caro(a)s aluno(a)s, bem-vindos(as) a nossa primeira unidade de estudo, cujo tema é planejamento e sistema de administração de carreiras.
Convido você a compartilhar as inquietações e dúvidas de uma amiga, a Raquel. Ela acaba de se formar em Engenharia Civi. Durante os anos de faculdade, Raquel teve algumas oportunidades de estágio e, aos poucos, foi confirmando a certeza de que escolheu o curso certo.
Porém, Raquel está muito preocupada em relação a sua carreira. Apesar de muito nova (23 anos), ela faz muitos planos para o futuro, ela sabe que não existem muitas mulheres atuando na área em que escolheu, porém, a situação tem mudado nos últimos anos.
Veja o vídeo a seguir:
Raquel está passando por uma etapa de sua vida profissional, cuja característica principal é o fato de ter que realizar muitas escolhas. Nesse momento, ela precisa decidir sobre duas oportunidades de trabalho. Uma delas é em uma pequena construtora em sua cidade, e outra, em uma construtora de ascensão nacional.
Imagino que você deve estar pensando que ela terá melhor oportunidade profissional na empresa de grande porte. Mas será que isso é, realmente, verdade? É essa a dúvida de Raquel!!
Vamos analisar quais seriam as vantagens de uma grande empresa. Em primeiro lugar, Raquel avaliou que, em uma grande empresa, ela poderia ter contato com tecnologias de construção mais avançadas, além da oportunidade em desenvolver trabalhos de grande porte, o que sem dúvida iria pesar em seu currículo.
Mas, e com relação à pequena empresa? Ah, pensou Raquel. Por ser pequena, ela estaria envolvida em todas as fases do projeto, as pessoas trabalhariam mais próximas e isso, com certeza, iria contribuir para a sua qualidade de vida. E quando pensa em seu currículo, pode ser que o trabalho em uma pequena empresa não tenha tanta visibilidade, porém, contribui também de forma significante para sua atuação profissional, pela possibilidade de aprendizado de todo o