Sociologia
Biografia da autora
Autora Vânia Sampaio Alves é Psicóloga, doutorada em saúde pública (ISC-UFBA),Tem escrito teses como:Educação em saúde na atenção médica ao paciente com hipertensão arterial no programa saúde da família. E experiência de violência intra-familiar entre adolescentes em conflitos com a lei.
Resumo
O texto intitulado: Um Modelo de Educação em Saúde para o Programa Saúde da Família: Pela Integralidade da Atenção e Reorganização do Modelo Assistencial está dividido em : Introdução e quatro subtítulos,sob a responsabilidade de uma autora que expõe suas pesquisas fundamentadas em importantes teóricos, teorias , práticas e experiências em educação e saúde, buscando trazer reflexões das antigas e atuais situações educacionais frente a saúde da família.
O texto aborda debate de extrema relevância para sociedade brasileira. Na introdução a autora promove uma discussão a cerca da necessidade de um novo sistema de saúde democrático, l, igualitário, e integral afirmando ser de grande importancia as reflexões críticas da atual situação das práticas e situações da saúde.
Assim, reafirma Paim: para haver a construção do SUS é preciso reorganizar o atual modelo assistencial de nosso governo, onde assistência e principalmente programas de prevenção andem lado a lado. Percebe-se que o programa de saúde (PSF) implementado na década de 90 não alcançou o resultado esperado, pois deveria contribuir para a construção e consolidação do SUS, combinando técnicas e tecnologias, atendendo as necessidades coletivas e individuais dos indivíduos, atendendo e evitando a superlotação dos hospitais públicos. Por outro lado os (PSFs) tem aumentado bastante nos últimos tempos, porém, é preciso refletir sobre as práticas educacionais em interface com a saúde no que diz respeito à funcionalidade e integralidade da saúde pública com seus dependentes.
O primeiro subtítulo denominado: A integralidade e reorientação do modelo