4. Conceitos introdutórios sobre sistemas de informação.
4.1. Conceito de Sistemas:
4.1.1. O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (OLIVEIRA, 2002).
4.1.2. Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção (ALVAREZ, 1990).
4.1.3. Sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados. Assim, um sistema é uma entidade composta de pelo menos dois elementos e uma relação estabelecida entre cada elemento e pelo menos um dos demais elementos do conjunto. Cada um dos elementos de um sistema é ligado a todos os outros elementos, direta ou indiretamente.
4.2. Conceito de Informação:
4.2.1. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. (pt.wikipedia.org/wiki/Informação)
4.3. Teoria Geral de Sistemas:
4.3.1. Estuda a organização abstrata de fenômenos, indepedente de as formação e configuração presente. Investiga todos os pirncipios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser uitlizados para sua descrição. (ALVAREZ, 1990)
4.4. Sistemas de Informação
4.4.1. Um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e distribui informações para apoiar a tomada de decisões, a coordenação e controle de uma organização. (Figura 1)
4.4.2. Suporte à tomada de decisões, à coordenação e ao controle,