Carreira sem fronteiras
Carreira sem fronteiras:
A administração trocou a necessidade de estabilidade pela necessidade de flexibilidade. Cada vez mais atividades são realizadas por trabalhadores temporários e muitas das atividades-meio terceirizadas. Uma carreira sem fronteiras é uma sequencia de oportunidades profissionais que extravasam os limites de um único lugar de trabalho. Ela também ultrapassa fronteiras em termos de função e de nível.
A velocidade das mudanças no mundo organizacional proporciona o surgimento de novos modelos de carreiras, onde o individuo administra sua própria carreira, tendo certo grau de autonomia e flexibilidade nas suas decisões, sendo capaz de desenvolver suas próprias habilidades e competências.
A responsabilidade da organização sobre o desenvolvimento da carreira:
Embora a carreira sem fronteira canalize a responsabilidade básica de sua administração para o funcionário, isso não significa que a organização não tenha nenhuma responsabilidade. Sua função é ajudar o funcionário a construir sua autoconfiança e a manter sua empregabilidade por meio do aprendizado contínuo.
A organização deve dar o apoio necessário para que os funcionários desenvolvam continuamente suas capacidades, habilidades e conhecimentos. Elas precisam acreditar que com o investimento nos seus funcionários, estes trarão benefícios para a organização, ou seja, um retorno da qualificação e satisfação dos colaboradores e, consequentemente uma competitividade no mercado.
O apoio necessário da organização para com o empregado:
Comunicação clara das metas e estratégias futuras da organização. Quando as pessoas sabem para onde se encaminha a empresa. São mais capazes de fazer planos individuais para compartilha-los no futuro.
Criação de oportunidades de crescimento: Os funcionários devem ter a oportunidade de usufruir experiências de trabalho novos, interessantes e