Carlos Gomes Resumo critico 1
Curso: Licenciatura em música com habilitação em violão
Disciplina: História da Música Brasileira
Docente: Carlos Ribeiro Celuque
Discente: Elioenae Bispo
Resumo crítico - Capítulo 05 “Carlos Gomes”
O capítulo 05, intitulado Carlos Gomes, possui 6 divisões; juventude, a conquista da Itália, maturidade, primeiros problemas, crise matrimonial e financeira e últimas esperanças. Nas páginas 55 á 57 o autor aborda a juventude e origem do músico Carlos Gomes, que nascera em campinas estado de São Paulo, a 11 de julho de 1836, filho de músico do interior, Manuel José Gomes, e de Fabiana Maria Jaguary Cardoso. A obra revela que aos 10 anos de idade, Carlos Gomes iniciou seus estudos com o Pai e aprendeu a tocar vários instrumentos, mas tarde tornando-se um bom pianista acompanhador, possuindo também uma voz agradável de tenor. Em 1888, Gomes fazia anúncios de oferecimento para ensinar noções de música, canto e piano.
O autor do capítulo descreve todo o cotidiano do campineiro na cidade de São Paulo onde conheceu pessoas cultas, até a mudança para Santos em 1856 e de lá navegando para o Rio de Janeiro. O capítulo revela ainda que aos 25 de idade Gomes compôs sua primeira ópera chamada, A noite do Castelo, apresentada dia 4 de setembro de 1861 no teatro lírico provisório, e dois anos mais tarde criando sua segunda ópera conhecida como Joana de Flandres. Logo após, foi para a Europa com o intuito de se aperfeiçoar.
As páginas seguintes, 57 á 60 aborda a conquista da Itália, onde o capítulo aponta Londres, Paris, Berlim, Viena e Milão como sendo os maiores centros musicais daquele período, destacando Milão, tida como a capital da ópera por possuir públicos sofisticados e grandes editores nos quais facilitaria a aceitação de um artista na sociedade e seria o passaporte para todos os teatros do mundo. Em 1870 aconteceu á consagração do Guarani, no Scala de Milão.
Tempos anteriores, entre 1864 á 1866,