carie é contagiosa
Cárie dental é uma doença causada por bactérias que afeta os dentes e pode ser tansmitida de uma pessoa para outra. A cárie ocorre em decorrência de uma associação entre bactérias presentes na nossa boca e carboidratos (açúcares) presentes em nossa alimentação.
Existem vários tipos de bactérias mas uma se destaca no processo de formação da cárie e o Streptococcus Mutans . As bactérias digerem os açúcares e eliminam substâncias ácidas que vão promover o amolecimento( desmineralização) da superfície de esmalte do dente.
Este processo ocorre de forma contínua, e quando não tomamos as medidas necessárias para neutralizar este mecanismo temos como resultado as cáries, que ocasionam a perda da estrutura dental, levando a tratamentos de canal, prótese ou extração do dente .
A boa higiene bucal evita muito o processo carioso. Na verdade, o risco da pessoa vir a ter cárie depende das características pessoais, da freqüência com que ingere açúcares, das bactérias presentes na boca e da resistência da atuação de cada um destes fatores.
A criança quando nasce não têm doença, mas acaba se contaminando no próprio ambiente doméstico. Isto ocorre quando adultos assopram as papinhas para esfriar e depois dão para a criança.
Caso a criança não seja contaminada até os quatro anos, ela será uma das poucas pessoas com grande resistência a cárie, mesmo que não possua uma excelente higiene bucal.
Mas se a cárie é contagiosa, é verdade que o beijo transmite a cárie?
Devemos então abandonar esta demostração de carinho e amor?
Na verdade apenas com crianças na idade entre 6 meses até quatro anos, devemos ser bastante cuidadosos ao nos relacionarmos próximos a sua face, evitando que pequenas gotas de saliva atingiam a sua boca, pois esta é a maneira mais simples de contaminá-las.
O que ocorrerá com esta criança após os quatro anos de idade?
Se até esta idade a criança não teve quase contato com o Streptoccocus Mutans, sua existência na