Cárie dentária
Características gerais do sistema
BOCA: DENTES e SALIVA
Dentes são estruturas duras e calcificadas, cuja atividade principal é a mastigação.
Esmalte— a camada mais externa da superfície do dente. É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes não forem higienizados adequadamente.
Dentina— camada dentária situada abaixo do esmalte. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos que vão diretamente à polpa do dente.
Polpa—tecido mole situado no centro do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sangüíneos. Quando a cárie atingir essa área, as pessoas geralmente sentem dor.
O pH da saliva é de 6.8 a 7.2. Entretanto, este pH sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar, etc.
Quando o pH oscila, a saliva atua como um sistema tampão que promove o retorno do pH aos padrões ideais auxiliando na manutenção da homeostase. Esta capacidade tampão da saliva protege a boca de duas maneiras: preserva o equilíbrio da microbiota bucal evitando a colonização de bactérias potencialmente nocivas. neutraliza os ácidos produzidos pelos microrganismos que se fixam na placa bacteriana.
Características gerais da doença
A cárie é uma doença crônica e infecto-contagiosa que provoca destruição dos tecidos dentários pela desmineralização do tecido dental.
Pode ser diagnosticada clinicamente em seus estágios iniciais : lesões em esmalte ou em estágios mais tardios: cavitação em dentina e/ou necrose da polpa.
Existem vários tipos diferentes de cáries:
- Cáries em depressão e fissura;
- Cárie de superfície lisa;
- Cárie da raiz;
- Cáries na dentina profunda.
Tipos mais comuns de cáries dentárias:
- Cáries coronárias: mais comum, ocorre tanto em crianças como em adultos. As cáries coronárias estão localizadas nas superfícies de mastigação ou entre os dentes, mais