A tuberculose
é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch” (BK), que tem nome científico de Mycobacterium tuberculosis. É uma doença contagiosa, quer dizer, que passa de uma pessoa para outra.
É uma doença que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo.
difteria
A difteria é uma doença do trato respiratório superior caracterizada por dor na garganta, febre e uma membrana aderente na amídala da faringe e/ou nariz. A difteria é causada pela bactéria corynebacterium diphtheriae. |
Difteria é uma doença altamente contagiosa, espalhada por contato físico direto ou ao respirar secreções de pessoas infectadas. A difteria já foi muito comum, mas vem sendo erradicada em todo o mundo com os programas de vacinação infantil.
Peste negra
Peste negra é a designação por que ficou conhecida, durante a Idade Média, a peste bubónica (português europeu) ou bubônica (português brasileiro), pandemia que assolou a Europa durante o século XIV e dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas[1][2], sendo que alguns pesquisadores acreditam que o número mais próximo da realidade é de 75 milhões [3] , um terço da população da época.
A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis[4], transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores. Os surtos de peste bubónica têm origem em determinados focos geográficos onde a bactéria permanece de forma endémica, como no sopé dos Himalaias e na região dos Grandes Lagos Africanos. As restantes populações de roedores infectados hoje existentes terão sido apenas contaminadas em períodos históricos.
Escarlatina
Enfermidade aguda, infecciosa e contagiosa, provocada pela bactéria Streptococus scarlatina. Caracterizada pelo aparecimento de feridas, inflamação da garganta, febre, pulso acelerado e descamação da pele. Atinge crianças entre os cinco e dez anos (mais freqüente em meninos) e suas epidemias são mais comuns no outono